OktoberSocial fará monitoramento da Oktoberfest nas redes sociais

A Oktoberfest, que acontece de 3 a 20 de outubro em Blumenau é a maior festa alemã no Brasil. Cerveja, desfile, música e interação são alguns dos motivos para o evento reunir pessoas de todo o país. Com o crescimento do acesso às redes sociais, é natural que o evento esteja também entre os mais comentados na Internet.

Com o objetivo de monitorar, em tempo real, os assuntos mais falados sobre a festa nestas redes, a Morphy Agência Interativa em parceria com a Seekr – empresa provedora de tecnologia para a gestão e monitoramento de marcas em mídias sociais e a empresa de pesquisa AskNew, criaram o site chamado OktoberSocial. O site, desenvolvido pela Morphy, apresenta um painel com assuntos da festa atualizado automaticamente através da integração com a ferramenta Seekr Monitor, que monitora as redes sociais. A AskNew ficou responsável pelo desenvolvimento dos parâmetros da pesquisa e gestão dos filtros feitos na ferramenta.

Morphy-OktoberSocial-1

“A ideia desse projeto é rastrear o que as pessoas estão falando da Oktoberfest e transformar em um painel interativo, para que os internautas possam acompanhar o que está acontecendo na festa de maneira instantânea e imparcial”, explica Marlon Souza, diretor da Morphy.

Depois de configurados os filtros dentro do Seekr Monitor, o OktoberSocial monitora todos os comentários dos usuários sobre a festa nas redes sociais e organiza os dados para visualização no site. São sete grandes categorias disponíveis (cervejarias, desfile, estrutura, festa, gastronomia, trajes típicos e outros), que são dividas por 48 subcategorias, totalizando mais de 500 termos utilizados pelos internautas nos seus comentários. E quem visualiza o site pode ainda escolher o dia de onde os dados são mostrados no painel.

Quem postar fotos no Instagram com a hashtag #Oktoberblumenau também poderá ter a sua imagem exibida no painel. Estão visíveis as 100 imagens mais recentes, atualizadas automaticamente.

Morphy-OktoberSocial-3

De acordo com Eduardo Prange, diretor da Seekr, o destaque do OktoberSocial é justamente a imparcialidade das informações. “Os temas computados na ferramenta são exatamente os que estão nas redes sociais comentados pelos usuários e isto cria uma visão real do que o público pensa sobre a Oktoberfest”, diz Eduardo.

Além de oferecer uma visão pública sobre a Oktoberfest, este projeto é o primeiro da parceria entre Morphy, Seekr e AskNew que foi selada há cerca de um mês. Janine Fischer, diretora da AskNew, destaca que a ideia abre um leque de possibilidades não só para eventos, mas também para a área corporativa. “É possível, por exemplo, que o setor de marketing de uma empresa tenha uma visualização dinâmica do que está sendo comentado sobre ela nas redes sociais, unindo os serviços oferecidos pelas três empresas parceiras”, completa Janine.

No final do evento, os dados gerais do painel continuarão disponíveis para consulta dos usuários no site OktoberSocial e será possível fornecer para prestadores de serviços ou marcas envolvidas com a Oktoberfest um relatório detalhado sobre o que foi citado.

Categoria: Projetos.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

Deixe um Comentário

Os campos com * são obrigatórios. Seu e-mail não será divulgado.