Como o seu produto chega ao consumidor?

logistica-ecommerce
Você sabia que apenas 5% das empresas de e-commerce no Brasil investem em seu setor de logística? Parece ser até mentira esse dado publicado na edição de janeiro da Revista Wide, mas é a nossa mais presente realidade.
 
A logística é um dos fatores fundamentais do e-commerce, pois é o momento da concretização do sonho do cliente e o encerramento do ciclo de venda do seu produto. Estudos apontam que a qualidade de atendimento é fator determinante para 61% dos consumidores online, isso mostra que as relações humanas e o modo que a empresa trata o consumidor faz a diferença nesse mundo competitivo e de preços tão parelhos.
 
A experiência de comprar online tem que evoluir constantemente, pois só preços baixos não seguram o cliente por muito tempo em sua loja. Lembre-se que preço é o atributo mais fácil de ser copiado pela concorrência. 
 
E o que podemos fazer para tornar a experiência de compra/entrega mais agradável para o consumidor final?
 
Os Correios, que são a maior empresa de logística do país, fizeram um check list de alguns pontos importantes que devem ser pensados nas sua estratégia para o e-commerce:
 
a) Oferecer vários meios de entrega;
b) Investir em tecnologia para gerenciamento de estoque e entrega;
c) Investir em embalagens resistentes e bonitas (aparência conta muito);
e) Deixar claras as políticas de troca de devolução;
f) Avisar postagem e rastreamento;
g) Procurar embalagens alternativas que diminuam o peso do produto;
 
Outros pontos que podemos acrescentar é quanto a utilização da criatividade e da tecnologia no processo de entrega do produto, explore os seus diferenciais competitivos e dê algo único para o seu cliente.
 
Se o seu produto é camisa social, que tal um QR Code com um vídeo que ensina a dobrar a manga corretamente ou os cuidados ao passar a camisa. E porque não aproveitar para acrescentar um cupom dando 10% de desconto para a próxima compra? Utilize o marketing sensorial com aromas ou essências, invista em papéis e texturas para complementar a apresentação do produto.
 
São ações pontuais assim que podem fazer o cliente ser conquistado. E não se esqueça do 1º mandamento da logística: Sempre entregar dentro do prazo estipulado.
 
Categoria: Labs.
Tags: , , , , , .

Sobre Lucas Negri

Gerente de Projetos para e-Commerce.

Deixe um Comentário

Os campos com * são obrigatórios. Seu e-mail não será divulgado.