Como as cores influenciam nas vendas

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Quem tem um e-commerce sabe que vender é a uma arte. São inúmeros esforços para fazer o cliente chegar a loja como e-mail marketing, adwords e SEO… só que na hora que o cliente chega a loja, não há conversão de vendas.

Não é possível apontar 1 fator determinante para isso, mas a maioria dos estudos aponta que o apelo visual e a cor certa para seu público-alvo é determinante para converter seus esforços em vendas.

Você sabia que a cor aumenta o reconhecimento da marca em 80% entre seus consumidores, já quando se trata de novos produtos, a aparência (design + cor) é fator determinante para a compra apontado por 93% dos consumidores sendo a cor a principal razão para a escolha de determinado produto com 85%.

Sem dúvidas, o uso da cor correta é uma das mais potentes armas do design. Entretanto, o significado das cores pode variar de cultura para cultura, o que pode ter um significado brando para nós ocidentais, na Índia pode ser agressividade.

Abaixo uma lista do que as cores representam e como elas nos afetam.

Amarelo: Otimista e jovial. É usado para chamar a atenção dos clientes.
Vermelho: Enérgico. Aumenta a freqüência cardíaca, mais aconselhado o uso em liquidações;
Azul: Cria a sensação de confiança e segurança, muito utilizado nas empresas de finanças;
Verde: É associado à saúde, a natureza. Transmite tranquilidade.
Alaranjado: Agressiva, utilizada para as ações com tomada rápida de decisão: Inscreva-se agora;
Rosa: Romântica e feminina. Seu uso principal é em lojas/categorias para o público feminino;
Preto: Potente e luxuoso. Usado para transmitir tradição, luxo e história;
Roxo: Traz a sensação de calmaria, muito utilizado em lojas de estética;

Agora veja onde que os padrões de cores melhores se associam com o tipo de consumidor e o local de compra:

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Acertar no padrão cromático de seu site é muito importante, mas não é a única solução que garantirá o sucesso de seu e-commerce, questões importantíssimas como usabilidade e performance contam muito, dê uma olhada nos dados abaixo:

  • 42% dos clientes baseia a qualidade e confiabilidade do site de acordo com a primeira impressão de design;
  • 52% não retornam ao site se não gostaram do design na primeira visita;
  • 64% não compram se considerarem o site lento;
  • Segundo dados da Amazon, a cada 100 milisegundos que uma página demora para carregar, a chance de comprar diminui em 1%;
  • 52% dos consumidores se sentem mais motivados a entrar em uma loja, se tiver a palavras que incentivem promoção na página;
  • 60% dos consumidores preferem comprar os produtos que tenham a palavra garantia associada a ele;

Fonte: KissMetrics

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Sobre Lucas Negri

Gerente de Projetos para e-Commerce.

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