As fantásticas redes sociais de livros

Perguntinha rápida: você consegue lembrar de todos os livros que já leu?

Há quem diga que a internet afasta as pessoas da literatura, mas o fato é que cada vez mais surgem novas comunidades para interagir com o público que procura por resenhas, dicas, ou até mesmo apenas por ter o prazer de compartilhar a leitura.

Temos muitas opções de redes sociais gratuitas por aqui, basicamente todas são iguais, você se cadastra e adiciona na sua prateleira os livros que leu. O que muda entre um e outro é a funcionalidade.

O Skoob – www.skoob.com.br

Significa books de traz pra frente – é o mais popular de todos, tem mais de 269.809 cadastros. O layout dele é básico, mas por ser bem popular você encontra praticamente todos os livros que procura.

O que achei bem interessante é que, ao buscar um determinado livro que já possui muitas edições, ele encontra um histórico das capas da obra e você pode selecionar exatamente a que leu. Também pode determinar quanto falta para concluir a leitura.

Ponto fraco: Por ser popularzão, às vezes você acaba recebendo spam no seu mural de recados, mas nada que uma denúncia não resolva.

O livreiro – www.olivreiro.com.br

O ponto positivo deste site é o layout. Tudo fica mais organizado e intuitivo, você tem a vantagem de customizar o fundo da sua estante. Acredito que O Livreiro é a rede social brasileira sobre o assunto mais divulgada na internet.

Ponto fraco: Dizem as más línguas que ele está vinculado com a Livraria Cultura, isto é, talvez você não encontre alguma obra que procura. Também não oferece a opção de acrescentar livros que ainda não estão catalogados.

LibraryThing – www.librarything.com

É uma comunidade americana, mas já possui algumas traduções em português. Ele é tão forte no exterior que algumas bibliotecas dos Estados Unidos utilizam o LibraryThing para catalogar o acervo.

Ponto fraco: No começo você fica meio perdido, o site traz muitos recursos e tem bastante informação.

Outras redes para quem curte ler:

Visual Bookshelf (Facebook): Aplicativo para Facebook que permite cadastrar os livros que já leu e aqueles os quais ele está lendo no momento. Também possui a opção de criar uma estante virtual na página inicial do perfil.

Google Books: Pra quem quer ler reviews e ver links para a compra de exemplares em lojas virtuais.

Trocando Livros: O nome já diz tudo.

Clube de Autores: Ideal para escritores que desejam publicar seus livros de forma independente. Toda vez que é uma compra é realizada, o serviço ordena a impressão do exemplar e o autor fica com parte dos lucros.

Viram? Opções não faltam para se jogar nos livros – virtuais ou não.

Categoria: Labs.
Tags: , , , , , , , .

Sobre Marlon Souza

Diretor da Morphy Agência Interativa e um dos pioneiros da internet no Brasil.

Deixe um Comentário

Os campos com * são obrigatórios. Seu e-mail não será divulgado.
  1. Existem várias redes sociais de livros, tem ainda o Shelfari que é bem popular. Mas pra mim o melhor é o skoob, super prático de usar ;)

  2. Eu não sou um amante dos livros, não é minha atividade favorita, mas para quem realmente gosta ou tem interesse é bem legal mesmo. Aquela funcionalidade de postar resenhas acho que é o recurso mais útil.

  3. tem ainda o http://www.trocandolivros.com.br. você troca os livros que quer e não paga nada. um dos melhores!